Bibliografia

RIO DO ESQUECIMENTO
(2015, Dom Quixote, romance)

Inverno de 1864. Sentindo a morte a aproximar-se, Miguel Augusto regressa do Brasil, onde enriqueceu, e instala-se no velho burgo nortenho, no palacete conhecido como Casa das Camélias, com a intenção de perfilhar Teresa Baldaia e torná-la sua herdeira. No mesmo ano, Nicolau Sommersen pensa em fazer um bom casamento, não só para recuperar o património familiar que o tempo foi esfarelando, mas sobretudo para fugir à paixão que sente por Maria Adelaide Clarange, senhora casada e mãe de três filhos. Maria Ema Antunes, prima de Nicolau e governanta da Casa das Camélias, hábil e amargurada com a sua vida, urdirá entre todos uma teia de crimes, segredos e vinganças.
[Finalista de edição de 2015 do Prémio LeYa]


HISTÓRIAS COM SANTOS
(2014, Simplesmente, contos)

Coletânea de contos que reinterpretam, enquanto ficções literárias, as matérias biográficas de alguns santos da tradição cristã ocidental, entre os quais André, Martinho ou Isabel de Portugal. Situadas entre a hagiografia moderna, a tentação da heresia e a invenção surreal, alternando a melancolia com o humor subtil, as Histórias com santos não descartam a possibilidade do divino, que se esconde, em potência, no interior de cada ser humano.



A CARIDADE
(2005, Câmara Municipal de Portimão, novela)

Nos corredores de uma casa que foi um convento, depois um palacete, e agora é um asilo de velhos, cruzam-se uma Diretora conscienciosa, um Rapaz bem intencionado, uma Arrumadora amargurada, um Padre descrente e um Senhor da cidade grande em desespero. Entre os velhos anónimos, duas irmãs cegas carregam segredos do passado capazes de os afetarem a todos.
[Prémio Revelação Manuel Teixeira Gomes]



O DIABO TRANQUILO
(2004, Campo das Letras, novela)

Conjunto de quatro narrativas curtas, que podem ser lidas isoladamente ou como uma novela, marcadas pela irrupção do fantástico num ambiente aparentemente normal. As idades do homem, a vida como viagem, medos, receios e superstições fundem-se numa escrita perturbadora na sua aparente transparência e tranquilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário